Play Store deleta 49 adwares disfarçados de jogos e apps

A empresa de segurança TrendMicro detectou 49 aplicativos para Android que se fingiam de softwares de câmera e até jogos, mas na verdade eram softwares maliciosos. Todos já foram removidos da Google Play, mas totalizaram mais de 3 milhões de downloads antes de serem apagados — e, provavelmente, geraram muitas dores de cabeça para usuários.

De acordo com a companhia, eles são caracterizados como adwares, programas que têm como objetivo encher o seu dispositivo com propagandas não autorizadas e bastante invasivas, como banners e pop-ups que não são fechados facilmente. Eles ainda dificultam a própria desinstalação e conseguem esconder as práticas criminosas muito bem em seu próprio código, o que faz com que os apps sejam aprovados pela Google Play para integrar o catálogo da loja.

Como a partir do Android 8.0 (Oreo) o usuário precisa autorizar a criação de atalhos, os efeitos desses adwares são mais sentidos em celulares antigos. Além disso, os apps já foram removidos e a Google deve aprender a identificar os códigos escondidos de agora em diante.

Menu
WhatsApp EvoluTI